Grupo Estação NET

Mudar para desktop Registar Entrar

O CINEMA E AS OBSESSÕES DE INGMAR BERGMAN

Oficina Livre: Ingmar Bergman
Professor: Marcelo Müller
12h - 4 aulas de 3h cada
27/03, 03, 10, 17/04 - quarta-feira, das 19h às 22h
Valor: R$360,00

  1. APRESENTAÇÃO:A oficinaO Cinema e as Obsessões de Ingmar Bergman visa não apenas oferecer um passeio amplo e abrangente pelas diversas fases de criação de um dos cineastas mais importantes da história, como também gerar uma compreensão mais acurada de suas influências, motivações e contribuições inestimáveis para a elevação artística da Sétima Artes, especialmente no que tange à compreensão das angústias humanas.

 

  1. PROFESSOR:Marcelo Müller é crítico de cinema, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Editor e crítico do site Papo de Cinema, no qual escreve desde 2011. Foi um dos roteiristas e diretores do curta-metragemFamílias Felizes se Parecem (2009) e assistente de direção do monólogo teatral Em Cena, cuja estreia ocorreu em Caxias do Sul (RS), também em 2009. Além disso, dá aulas de Cinema Brasileiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, onde reside desde 2013.

 

 

  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

Aula 01 – Características básicas do cinema de Ingmar Bergman e a primeira fase de sua filmografia, marcada pelo foco direcionado a jovens amantes em, não raro, cenários insulares.

 

 

Aula 02 – A importância do teatro na obra de Ingmar Bergman e a segunda fase de sua filmografia, cuja centralidade feminina em casamentos conturbados é imprescindível.

 

Aula 03 – A relação de Ingmar Bergman com as mulheres e o feminino presente no seu cinema. Terceira fase de sua filmografia, com ênfase em inquietos personagens masculinos. Considerado um período metafísico. Bergman e o horror.

 

Aula 04 – Bergman enquanto roteirista/escritor. Quarta fase de sua filmografia, com foco no papel do artista, grande profusão de protagonistas femininas. Período mais experimental. Quinta fase de sua filmografia, aqui denominada epílogo e autobiografia.

 

Grupo Estação © 1985-2017. Todos os Direitos Reservados

Topo Versão para desktop