Curso: Os Amores de Almodovar, Narrativas e Gênoro Fluidos. (201712013)

Professor:
FILIPPO PITANGA é advogado e jornalista, atuando como crítico e professor de cinema. Membro da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do RJ), realizando Mostras, catálogos e debates. Professor na AIC-RJ (Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro), na Escola de Filosofia Passagens fundada por Marcia Tiburi, no Projeto AmadureSer e no Ilumina, e em Oficinas no Tempo Glauber, onde também é curador do Cineclube Ação e Reflexão e do Tempo de Cinema junto com Cavi Borges e a Cavídeo Produções. Editor-chefe do site “Almanaque Virtual – UOL”, com coberturas e entrevistas exclusivas em Festivais e Mostras Nacionais e Internacionais. Redator de Cinema na revista “Conceito A”. Participou como membro de Júris do Canal Brasil em Festivais Nacionais, do Júri FIPRESCI do Festival Internacional de Cinema do Rio, e do Festival de Cinema de Arquivo, Festival Internacional Pequeno Cineasta, entre outros. Comentarista de Cinema convidado no programa “Você na MPB” da rádio MPB-FM e do programa Cine Rooftop do canal Paramount. Coautor do livro “Lágrimas entre Caixas” em conjunto com o jornalista e produtor André Romano.

3 Aulas. Segundas: 17h às 20h. 03/04, 10/04, 17/04.

CONTEÚDO

Os Amores de Almodóvar: narrativa e gênero fluidos. Para quem ama ou quer conhecer melhor o carismático cineasta espanhol, que não apenas formou com personalidade uma filmografia própria como descobriu inúmeros novos talentos com sua produtora El Deseo, venha mapear uma crônica de sua carreira através de seus filmes. Como a construção de gênero e sexualidade conseguiram fazê-lo fundir gêneros cinematográficos e unir o homem e a mulher num amálgama de emancipação do ser e da identidade mutante do querer ser.

1° aula: A era dos filmes em reação à Ditadura Franquista. Como sua infância no interior e juventude rebelde moldaram os primeiros filmes em explosão de cores e personalidades de gêneros fluidos entre a comédia, o suspense policial e o drama. (Filmografia sugerida: "A Lei do Desejo" e "Matador")

2° aula: O sucesso internacional e as comédias pantomímicas, que moldou e revelou carreiras de artistas famosos como Antonio Banderas, além de transgredir a narrativa tradicional. Filmografia sugerida: Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos e Kika.

3° aula: A consagração dramatúrgica: romances e dramas que perscrutam a alma humana em oposição aos excessos estilísticos anteriores, solidificando a fusão de gêneros e a libertação da identidade da alma. Filmografia sugerida: "Fale com Ela" e "A Flor do Meu Segredo".

Preço: R$ 270,00 o curso inteiro.

Inscreva-se


Nome:
Endereço:
Bairro:
Cidade:
Estado:     CEP:
Telefone:     Celular:
Data da Nascimento:
Identidade:
CPF:
E-mail:
Confirme e-mail:
Forma de Pagamento:

Li e concordo plenamente com o regulamento