Curso: Woody Allen - O Autor Inesgotável. (201711010)

Professor:
Marcelo Janot é crítico de cinema do jornal O Globo desde 2006, editor do website Criticos.com.br <http://Criticos.com.br> e colaborador da revista francesa Positif. Ministra regularmente cursos livres de cinema. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, iniciou sua carreira na Tribuna da Imprensa em 1992 e foi repórter e crítico de cinema do Jornal do Brasil por seis anos. Foi presidente, entre 2003 e 2006, da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Como membro da FIPRESCI, a federação internacional dos críticos, integrou o júri da crítica em diversos festivais internacionais, como Rotterdam, Havana e San Sebastian. Na TV, trabalhou por oito anos como crítico e comentarista do canal Telecine Cult. Foi colunista do programa Revista do Cinema Brasileiro, na TV Brasil, e apresentador do programa Tela Aberta, exibido na TV Bandeirantes. No rádio, foi colunista de cinema da Rádio Sul America Paradiso e roteirista e apresentador do programa Identidade Brasileira, na Globo FM. Paralelamente, desenvolve carreira de destaque como DJ especializado em música brasileira, com três CDs lançados pelas gravadoras Dubas e Som Livre.

4 Aulas. Sábados: 11h às 13h. 18/03, 25/03, 01/04, 08/04.

CONTEÚDO

Como se fosse um operário-padrão do cinema reconhecido por sua assinatura singular, Woody Allen vem realizando quase um filme por ano há cinco décadas. São números que impressionam sobretudo pela regularidade em termos de qualidade e porque Allen também escreve e atuou na maioria deles. Além disso, é um caso raro de quase unanimidade entre crítica e público. Explorar a riqueza da obra deste autor genial é o objetivo do curso, fartamente ilustrado por cenas de dezenas de filmes.

AULA 1 – As obsessões do diretor e roteirista: os temas preferidos e suas marcas registradas. As influências da stand up comedy e do cinema mudo no inicio da carreira. As invenções formais a partir de “Annie Hall”. O sonho e a frustração do cineasta “bergmaniano”. A importância das parcerias com diretores de fotografia como Gordon Willis e Carlo Di Palma.

AULA 2 – A persona tragicômica: Woody Allen por ele mesmo e seus alter-egos. O neurótico e hipocondríaco, o intelectual em crise, o sedutor desastrado.

AULA 3 – A presença feminina: como Allen vê as mulheres – e se relaciona com elas. O casamento artístico com Diane Keaton e Mia Farrow. Os dramas femininos nos incompreendidos “Interiores”, “Setembro” e “A Outra”. As novas musas. Mulheres que dão voz aos desejos, medos e angústias do diretor.

AULA 4 – De Nova York para o mundo, no ritmo do jazz e outros sons: as cidades como personagens e as trilhas sonoras inesquecíveis. As memórias evocadas pelas canções de “A Era do Rádio”. O uso criativo da música na narrativa. A sinfonia em preto e branco de “Manhattan”. A implicância com Los Angeles. A fase “turística”.

Preço: R$ 280,00 o curso inteiro.

Inscreva-se


Nome:
Endereço:
Bairro:
Cidade:
Estado:     CEP:
Telefone:     Celular:
Data da Nascimento:
Identidade:
CPF:
E-mail:
Confirme e-mail:
Forma de Pagamento:

Li e concordo plenamente com o regulamento