Agora ou nunca

Parte da Seleção do Festival de Cannes de 2002, o novo longa-metragem do diretor e roteirista inglês Mike Leigh, Agora ou Nunca (All or Nothing), que chega este mês aos cinemas brasileiros, mais uma vez aborda o universo de pessoas comuns das classes baixas inglesas e a mediocridade de seu cotidiano sem opções.

O filme conta a história de uma família que mora em um conjunto habitacional de Londres. Phil (Timothy Spall) é um gentil motorista de minitáxi, que sobrevive, com muitas dificuldades, do seu trabalho. Por outro lado, ele não tem nenhuma ambição de melhorar ou dar uma guinada em sua vida. Ele é casado com Penny (Lesley Manville) que se desgasta em horas e horas de trabalho como caixa de um supermercado. O amor dela por seu companheiro secou.

A casal possui dois filhos com cerca de vinte anos: Rachel (Alison Garland), que faz faxina em um asilo para idosos, e Rory (James Corden), que está desempregado e desenvolveu uma agressividade acentuada contra adolescentes menores, preferindo ficar sentado o dia todo no sofá a fazer algo produtivo da vida. Ambos são obesos e reagem de maneiras diferentes às dificuldades: Rachel se isolando no trabalho e Rory batendo nos outros e sendo imprestável.

A alegria abandonou completamente a relação de Phil e Penny. Até que Rory fica doente, é internado no hospital com problemas cardíacos e muda a perspectiva das coisas. O incidente primeiro evidencia os problemas no relacionamento deles, depois acaba aproximando-os pela primeira vez em anos. Apesar de tantos problemas, o filme introduz um toque inesperado de esperança para seus personagens e para o público.