Estação Virtual

 

 


Sergio Ferrez

Em junho de 1996, um grupo de pesquisadores universitários se reuniu e criou a SOCINE, Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema) com o objetivo de promover a pesquisa sobre a produção audiovisual e suas mais diversas manifestações. O grupo, de perfil e atuação eminentemente acadêmicos, cresceu. Hoje são 127 membros em todo o país. Nesta quarta, dia 4 de novembro, será possível ter uma idéia do conjunto do trabalhos dessas pessoas no 2o. Encontro Anual do SOCINE, que acontece na Escola de Comunicação da UFRJ.

O encontro, que vai até sábado, dia 8, tem como centro as mesas de debates e apresentação de comunicações. O formato é o dos congressos acadêmicos: horas e horas de leituras de textos. Alguns deles prometem, seja pelo interesse do tema, seja pelo currículo de quem o apresenta.

Já no primeiro dia, às 18 horas, uma mesa redonda coordenada por Ivana Bentes discutirá o cinema brasileiro sob os mais variados pontos-de-vista. Em torno à questão, além de Ivana, pesquisadores com obras importantes publicadas, como Fernão Ramos, Lúcia Nagib e Helena Salem.

Na quinta, às 14 horas, uma mesa mais eclética discute um pouco de tudo sob o dispersivo título de "cinema internacional". Liliane Heynemann fala de Kieslowski e Consuelo Lins sobre documentário. Na sexta, às 9 da manhã, o segundo debate sobre "cinema internacional" (?) inclui palestras sobre Mike Leigh (por Mauro Baptista, da USP) e sobre os iugoslavos Kusturica e Dragojevic e suas visões de seu estilhaçado país (por Andréa França, autora de um livro publicado ano passado sobre a "trilogia" de Kieslowski).

O incansável João Luiz Vieira, professor da UFF e um dos mais sérios pesquisadores de cinema em atividade no país, coordena, às 14 horas da sexta, um debate sobre as fronteiras do audiovisual, nos limites das novas tecnologias. Peter Greenaway, Chris Marker e Hélio Oiticica estarão em pauta.

A programação completa do evento, assim como outras informações sobre o SOCINE podem ser encontradas na home page do grupo, em http://www.dmnet.com.br/socine

volta