Estação Virtual

 

 

tithanabi.gif (1965 bytes)

Alice Gomes

"Hanabi" em japonês significa fogos de artifício, mas da maneira como está escrito no título, com um hífen , tem se dois significados distintos e antagônicos que estão presentes em todo o decorrer do filme . "Hana" quer dizer flor e "bi" fogo e estas duas figuras são marcas registradas de Kitano, que adora misturar hiper-violência e ternura. "Acho que o homem violento é capaz de manifestações delicadas que o humanizam. Por isso gosto de alternar as duas coisas" diz o diretor, que também escreve o argumento, monta o filme e vive o protagonista da história. Seus filmes são polêmicos e misturam dois mundos reais e distintos; o Japão das tradições e o Japão moderno.

Os quadros pintados por Horibe no filme são na realidade feitos por Kitano e têm grande espaço e importância na história. São um misto de pintura Naïf com surrealismo. Neles estão presentes as flores do título ( bichos e pessoas com cabeças de flor) e através deles são mostrados o estado de espírito de Horibe e a viagem que Nishi está fazendo com a esposa. Tudo aparece contemplativamente com closes nos desenhos cortados para a ação de Nishi, ou vice-versa.

Em 95 Kitano sofreu um grave acidente de moto e uma das seqüelas foi uma paralisia facial irreversível. Isto tornou sua figura enigmática e sua interpretação para a personagem Nishi ficou ainda mais instigante. A frieza das atitudes de Nishi chega a ser incômoda , sem mudar a expressão ele comete atitudes extremamente violentas, como furar o olho de um mafioso com um Rashi (palito de comida japonesa) ou descarregar um revólver em um bandido já morto. E é com a mesma expressão que ele passa toda a viagem com a mulher, uma espécie de segunda lua-de-mel onde ele delicadamente realiza todas as vontades da esposa.

O sangue pode aparecer quase que jogado na cara do espectador sem qualquer aviso prévio e logo em seguida o público pode ser levado por um passeio através de pinturas coloridas e ingênuas. Coisas de Kitano.

Takeshi Kitano

volta

cartaz.gif (16377 bytes)