home page
locadoras, cine-escola, histórico, ...
filmes em cartaz
links para os anos anteriores
links sobre cinema
lançamentos futuros
matérias já publicadas
mande sua sugestão
 


Compre seu ingresso agora!

 

receba a programação do Estação por email:

 




Estação Virtual

 


A enguia




Cartaz de Suzaku


Domingo é dia

 

 

 

volta

Os Vencedores

Luciana Hidalgo

Cannes, Veneza, Berlim, Sundance: o roteiro de festivais internacionais de cinema passa pela MostraRio e traz uma generosa seleção de títulos premiados. Os favoritos do páreo incluem até mesmo A enguia (Unagi, Japão, 1997), do diretor japonês Shohei Imamura, vencedor da Palma de Ouro em Cannes esse ano. É uma história e tanto: ex-presidiário luta para recomeçar a vida como barbeiro numa cidade do interior, mas tem um sério problema com a lei japonesa, pois deve mostrar que se arrependeu de ter assassinado a ex-mulher infiel. Ele não volta atrás e, para completar, conhece uma jovem à beira do suicídio. Foi com essa estranha trama que Shohei Imamura ganhou sua segunda Palma de Ouro - a primeira foi em 1985, pelo cultuado A balada de Narayama.

Outro sucesso em festivais também vem do Japão: Suzaku (Suzaku, Japão, 1996), de Kawase Naomi, vencedor do Camera D’Or em Cannes e do prêmio de melhor filme em Rotterdam esse ano. O filme conta a saga de Kozo, que um dia sai de casa com sua câmera 8mm e desaparece. Ele some dentro de um túnel construído 15 anos antes para ser a salvação econômica de sua família e da região, mas que é desativado e leva a lugar nenhum.

Da corrida entre os independentes, destaca-se o surpreendente Domingo é dia (Sunday, Estados Unidos, 1997), de Jonathan Nossiter, que ganhou o Prêmio Sundance 1997. O diretor descreve o encontro entre uma atriz desempregada e um executivo, que ela imagina ser um importante diretor de cinema. Dá em romance moderninho, pontuado por paixões e enganos. O filme foi uma boa surpresa na competição do Sundance e, como esse, há muitos outros premiados que justificam a curiosidade.